segunda-feira, 24 de setembro de 2007



As vantagens do Efeito Estufa

O efeito estufa, que deixa nosso planeta mais quente, devido ao aumento de dióxido de carbono na atmosfera (para cada 3,8 litros de gasolina que um automóvel queima, são liberados 10 kg de CO2 na atmosfera). A queima de derivados de petróleo contribui para o aquecimento do clima global por elevar os níveis de CO2 na atmosfera.

É energia renovável. No Brasil há muitas terras cultiváveis que podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas, principalmente nos solos menos produtivos, com um baixo custo de produção.


Com o aumento excessivo da emissão de gases efeito estufa, a radiação infravermelha tende a ficar retida, em maior quantidade, próxima à superfície terrestre, provocando aumento da temperatura do planeta. Mesmo sabendo-se que o aumento nas concentrações dos chamados gases de efeito estufa na atmosfera deverá alterar profundamente o clima do planeta, não é possível saber, com certeza, quando isto vai acontecer, ou se já está realmente acontecendo. De qualquer maneira é preferível prevenir antes do que remediar depois. O clima da Terra passou por contínuas variações desde sua formação. O último período de glaciação, por exemplo, terminou há 10 mil anos, quando começou o atual período de interglaciação. Neste início de século observa-se uma alteração nas condições climáticas.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007


A presença do fenômeno El Niño deverá provocar um ano de estiagem em toda o Nordeste brasileiro. A afirmação foi feita pelo chefe da Divisão de Pesquisas Aplicadas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Expedito Rebello. Segundo ele, os estados mais afetados pela estiagem neste ano serão o Piauí, Ceará, Pernambuco, o semi-árido da Paraíba e uma parte do interior da Bahia.
Rebello ressaltou que a Região Nordeste está com problemas devido à falta de chuvas desde dezembro do ano passado. “O período chuvoso – que se inicia em fevereiro – não será bom para o agricultor”, disse. Para Rebello, um planejamento estratégico de capacitação da água pode ser a solução para o agricultor. “Economizar água é muito importante para a região. Se não houver chuvas, nós vamos ter um período muito ruim para o Nordeste







Efeito Estufa em Brasília







A mudança climática está se transformando em um dos grandes desafios que a humanidade deverá enfrentar nos próximos anos, devido a seu impacto na produção, distribuição e acesso aos alimentos.
Segundo a organização, o combate às suas causas, com a redução de emissões de gases do efeito estufa, deve estar atrelado a "medidas imediatas para neutralizar seus efeitos" e encontrar formas para melhorar a capacidade de adaptação das pessoas e dos sistemas de produção alimentícia.A rápida transição para um maior uso dos biocombustíveis poderia ajudar a reduzir as emissões responsáveis do efeito estufa, "sempre que forem levadas em conta a segurança alimentar e as considerações ambientais", lembra a organização.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Como Combater o Efeito Estufa

Poluição do ar : uma das causas do efeito estufa
O efeito estufa tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisas recentes indicaram que o século XX foi o mais quente dos últimos 500 anos. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como conseqüência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa.


O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.

Combate ao Efeito Estufa

Combate ao efeito estufa requer países em desenvolvimento

Mais de dois terços dos cortes na emissão dos gases causadores do efeito estufa necessários até 2030, na luta pela melhora do clima, terão de vir dos países em desenvolvimento, disse a ONU - Organização das Nações Unidas.Até 2030, o mundo vai precisar gastar bilhões de dólares anualmente para lutar contra a mudança climática, disse relatório da ONU sobre "resposta internacional apropriada para mudança climática"."Não é apenas uma questão de jogar mais dinheiro no problema", disse o chefe de mudança climática da ONU, Yvo de Boer."(É) incrivelmente importante colocar em prática medidas e políticas que guiem esses investimentos na direção correta."